
Esta lista apresenta-se como uma alternativa às existentes, pois na actualidade sentimos que existem muitos profissionais de enfermagem em Portugal que, tal como nós, não se identificam com as opções políticas da profissão, definidas pelos actuais elementos representativos dos diversos Órgãos Sociais da Ordem dos Enfermeiros que são, como se sabe, novamente candidatos.
Pelo facto de considerarmos a pluralidade, a crítica e a discussão de ideias como benéficas ao desenvolvimento de qualquer profissão ou organização, decidimos avançar com esta candidatura com o claro objectivo de, junto de todos os Enfermeiros, apresentarmos e propormos caminhos diferentes - e por isso alternativos - para a Enfermagem Portuguesa. E a alternância não só deve ser uma exigência de todos como a sua possibilidade deve ser efectivamente uma realidade. Os Enfermeiros Portugueses têm assim, neste contexto, e pela primeira vez na história da Enfermagem, uma alternativa possível de escolha.
E o facto de existir esta nova alternativa, só significa que a responsabilidade é maior para nós Enfermeiros. E todos percebemos a razão: da escolha da maioria sairá uma equipa que será responsável pelo próximo mandato social da Ordem dos Enfermeiros. E o futuro de todos dependerá dessa mesma escolha.
Em conjunto, e se merecermos a confiança dos enfermeiros e enfermeiras portuguesas, garantimos a partir do primeiro momento saber estar à altura das nossas responsabilidades. Precisamos de uma nova realidade para a Enfermagem Portuguesa.
Mais dialogante, mais atenta às realidades dos Enfermeiros, mais pro-activa, mais científica, mais próxima do mundo laboral e mais interventiva de ponto de vista social, cultural, económico, financeiro e político. E por isso, acreditamos que conseguiremos ser mais representativos dos interesses de Todos os Enfermeiros Portugueses.
Contamos com o apoio de Todos para que, simultaneamente, nos possam exigir um trabalho sério, assente em critérios de rigorosa competência e elevada transparência.
Seremos por isso um grupo dialogante e presente. Seremos flexíveis mas determinados. Saberemos dialogar com todos os nossos parceiros mas simultaneamente seremos intransigentes na defesa dos direitos dos Enfermeiros Portugueses.
Finalmente, neste início de campanha eleitoral, aproveitamos para reafirmar todo o nosso apoio a José Correia Azevedo, candidato a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, pois acreditamos firmemente na pessoa, na sua elevada experiência, na sua equipa e no seu projecto.