BEM VINDOS
O

Plano de Acção

Num período em que a profissão de enfermagem apresenta problemas muito alargados entendemos candidatar-nos aos Órgãos Sociais da Secção Regional Sul.
Fazêmo-lo em consciência. A consciência de quem entende que só intervindo perante a actual realidade se pode efectivamente alterá-la. A consciência de um grupo de pessoas que não se identifica nem se resigna perante os efectivos problemas existentes hoje em dia. A consciência de quem sugere e sabe que se pode fazer diferente. A consciência de quem acredita que a continuidade é pior do que a sua alternativa.

Esta candidatura pretende desenvolver uma maior capacidade de acção, de dinâmica, motivação e intervenção a nível profissional, cultural, organizacional e social. Desta forma torna-se pertinente que a profissão de enfermagem seja representada e se sinta identificada com uma imagem de maior competência e assertividade, com uma visão efectivamente estratégica, actual e humanista, interligada com os valores filosóficos, éticos e deontológicos que regem a profissão de Enfermagem.
Neste momento não nos identificamos com a actual passividade e falta de visibilidade em matérias fundamentais, não havendo - em nossa opinião - qualquer espaço para a inovação e para uma efectiva mudança.

O nosso plano de acção visa intervir na enfermagem para promover uma efectiva mudança, no sentido de dignificar a profissão de enfermagem e garantir a qualidade dos cuidados de enfermagem que todos os utentes merecem e aos quais têm direito.
Assim, nós, enfermeiros e enfermeiras, propomos uma dinâmica diferente no funcionamento da Ordem, em particular e de forma directa na Secção Regional do Sul à qual nos candidatamos, com novas líderanças que nos tragam ideias inovadoras e nos devolvam toda a estima e confiança de um futuro mais promissor, capaz de unir, uma vez mais, todos os Enfermeiros Portugueses.

Com o lema “Construir a Mudança” pretendemos recuperar os pressupostos e princípios que nortearam e justificaram a criação da Ordem dos Enfermeiros. Pretendemos que os portugueses tenham orgulho e confiança nos seus Enfermeiros e se sintam identificados com eles, confiando-lhes o seu bem-estar.
Defendemos a existência de uma Ordem mais forte, profissionalmente digna, preocupada com a qualidade dos cuidados de enfermagem e com os seus profissionais. Uma Ordem interessada na qualidade académica dos seus elementos, sendo valorizados pelo seu empenho e dedicação. Uma Ordem empenhada ao cumprimento das normas ético-deontológicas e, finalmente, uma Ordem ATENTA à realidade social, económica, financeira e cultural da sociedade portuguesa e da Europa que integra. Uma Ordem que seja mais interventiva junto dos dos órgãos de governação e das Instituições.
Neste sentido:
  1. Propomo-nos criar condições, em toda a região, para que os enfermeiros se possam especializar em serviço, dilatando na medida do necessário as sub-especializações;
  2. Propomo-nos criar condições para que os Enfermeiros possam expandir a sua capacidade profissional;
  3. Propomo-nos incentivar, na Região Sul, a Investigação em vários domínios da Enfermagem, de forma a conseguirmos inovar as práticas profissionais;
  4. Propomo-nos dedicar uma atenção muito especial à Área dos Cuidados de Saúde Primários, proporcionando aos Enfermeiros a livre expansão das suas capacidades técnicas, de modo a serem mais úteis à comunidade, nomeadamente na assunção objectiva dos cuidados paliativos e na continuidade dos cuidados;
  5. Propomo-nos criar condições no sentido de desenvolver a solidariedade efectiva entre os Enfermeiros;
  6. Propomo-nos criar condições para combater, por todos os meios legais ao nosso alcance, o exercício profissional ilegal da Enfermagem, ponto essencial para a criação de postos de trabalho, uma vez que a Enfermagem deve ser exercida pelos enfermeiros com a responsabilidade tutelar da sua Ordem, de acordo com as atribuições legais que lhe foram conferidas.

Estes são alguns dos pontos que nos propomos mudar, como forma de contribuir para uma Enfermagem mais actual, direccionada a TODOS os enfermeiros, mas particularmente mais atenta aos jovens e aos seus problemas, responsável para com todos os enfermeiros que se identifiquem com uma academia que promova práticas autónomas de elevada qualidade.

Estes são os valores que regem esta candidatura, a qual pretende contribuir com uma nova força, e por isso uma nova dinâmica, procurando garantir um futuro mais animador e promissor com o qual todos nos possamos identificar.