BEM VINDOS
O

Conselho Jurisdicional

O Conselho Jurisdicional Regional apresenta as seguintes competências:
  1. Decisões sobre conduta profissional

  2. Instruir processos disciplinares

  3. Levar ao Conselho Jurisdicional enquanto órgão jurisdicional as matérias que são exclusivamente da sua competência como é o caso de recursos de decisões regionais e questões deontológicas.

O presidente de cada conselho regional integra, igualmente, o conselho Jurisdicional central.

Neste contexto, a nossa proposta de actividade do Conselho Jurisdicional Regional da Secção Sul para o mandato 2008-2011 apresenta os seguintes pontos, de maior relevo:

  1. Manter um serviço de consultadoria jurídica para os membros efectivos sobre questões deontológicas e incompatibilidades de exercício.


  2. Avaliar caso a caso situações submetidas a pareceres anteriores, em que os enfermeiros visados se sintam injustiçados e cuja fundamentação seja considerada suficiente para reapreciação.


  3. Colaborar com os restantes órgãos regionais e centrais para apoiar os enfermeiros nas questões relativas ao âmbito do exercício profissional.


  4. Colaborar com os demais órgãos na reformulação do Regulamento do Exercício Profissional de Enfermagem.


  5. Reger a actividade profissional regional introduzindo mecanismos de fiscalização efectiva na observância das suas competências exclusivas.


Candidatos ao Conselho Jurisdicional Regional Sul



Candidata a Presidente

Maria de Lurdes Pinto da Silva, Enfermeira há 24 anos, curso realizado na Escola da Enfermeiras da Cruz Vermelha Portuguesa. Licenciada em Sociologia da Medicina e da Saúde na Universidade Autónoma de Lisboa, Mestrado em Gerontologia Social na Universitá de Barcelona.
Experiência Profissional no Serviço de Bloco Operatório e Reanimação do Hospital Cruz Vermelha, Serviço de Ortopedia do Hospital S. José, Serviço de Consultas externas e internamento no Hospital da Mundial-Confiança, Serviço de Bloco Operatório da CUF Infante Santo, Serviço de Bloco Operatório do Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade e do Hospital S. Francisco Xavier. Actualmente exerce funções de Enfermeira Chefe nos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.


Candidata a Vogal

Ana Cristina Paulo Chiote, Enfermeira há 19 anos, curso realizado na Escola Superior de Enfermagem Artur Ravara.

Experiência Profissional nos Serviços de Cirurgia, Bloco Operatório, Bloco de Partos e Urgência Obstétrica do Hospital S. Francisco Xavier, Clínica de Diálise NMC no Restelo. Actualmente desempenha funções de responsável pela Central de Esterilização do Hopsital S. Francisco Xavier.


Candidata a Vogal


Carla Alexandra Conde Mendes Luís






Suplente

Carlos António Santos Ferreira, Enfermeiro há 9 anos.

Experiência Profissional nos Serviços de Urgência Pediátrica do Hospital S. Francisco Xavier, Bloco Operatório do Hospital Fernando Fonseca, Clinica de Hemodiálise da CUF Infanto Santo. Actualmente desempenha funções de Enfermeiro no Bloco Operatório do Hospital S. Francisco Xavier.